Nascido em 06 de fevereiro de 1945 em Nine Mile (Jamaica), no mar do caribe. Filho de Cedella Booker (uma afro jamaicana) e Norval Marley (jamaicano branco de ascendência inglês), por esse motivo Bob não era um afro mais sim um mulato (mestiço de branco com negro).
Cedella Booker |
Norval o pai de Bob, nao passava muito tempo com o filho, alguns dizem que ele abandonou a esposa assim que Bob nasceu por ter ingressado na marinha inglesa, outros dizem que ele foi pressionado a ficar longe por causa dos preconceitos raciais. Norval morreu quando Bob completou 10 anos.
A criação ficou por conta da mãe Cedella e ao avô materno, um myalman (curandeiro que pode afastar os maus de uma pessoa). Marley era um garoto travesso, gostava de cantar e,dizem, ter o dom da adivinhação, lutava uma grana lendo as mãos das mulheres da vizinhança.
Quando Bob tinha por volta de 8 anos, sua mas se casou novamente com Toddy Livingstone, que ja tinha um filho, Bunny Livingstone (Mais conhecido como Bunny Wailer, que teve uma grande influência na carreira de Bob, ele foi um integrante da banda original de Marley, The Wailers). Eles se mudaram de Nine Miles para a capital Kingstone em TrenchTown, a maior e mais perigosa favela da capital.
Aos 14 anos, Bob começa a trabalha num fundição como aprendiz de soldador, mas por pouco tempo poi ele se machucou com o maçarico, decidindo investir na carreira de cantor. Ainda aos 14 anos Bob gravou seu primeiro compacto, Judge Not, graças a um empresario chines chamado Leslie Kong, que estava investindo pesado em talentos locais, e naquilo que seria o reggae music.
Rita Marley |
No dia 10 de fevereiro de 1966 Bob se casa com Rita, vocalista do grupo The Soulettes. Apesar do sucesso, a vida na Jamaica nao era facial, então Marley resolve ir morar com sua mãe no estado da Filadélfia, ele começa a trabalhar em uma madeireira, mas não esquece de sua esposa e amigos na Jamaica, então apos 7 meses ele volta ao seu lugar de origem.
Zigg Marley |
Depois dessa visita, Bob Marley se converteu ao rastafarianismo, ele e todos os que acreditavam em Salassié deixarão os DreadLocks crescerem. Bob foi o principal pregador da religião rastafári sua crença no imperador da Etiópia o transformou no maior simbolo rasta.
Dreadlocks |