Uma parceria entre o SESC e o jornalista e pesquisador francês Sébastien Carayol tornou um sonho possível para muitos apreciadores do reggae no Brasil. A exposição "Jamaica, Jamaica!" em cartaz no SESC 24 de maio traz um panorama cronológico e histórico sobre a música jamaicana, traçando um olhar político, social e cultural. Além de relíquias "importadas", materiais únicos sobre a expansão do reggae no Brasil, incluindo no Maranhão, Bahia e São Paulo.
Realizada na cidade de Paris em 2017, a mostra contém objetos históricos como a mesa original do Studio One, Caixas de Som de antigos Sound Systems, instrumentos dos Skatalites, a mítica guitarra M-16 do Peter Tosh, dentre outros. O acervo brasileiro teve colaborações de Ricardo Magrão, Stranjah (Fresh Crew), Lys Ventura(Feminine HI FI), Rodrigo Brandão e Camila Miranda.
A experiência na visita vai além de texto e imagens inéditas como as de Cachoeira na Bahia, Gilberto Gil com Jimmy Cliff, capas de disco relevantes, os famosos tambores do Olodum e Muzenza, além da parte de SP que conta com uma série de imagens muito grande que nunca foi exposta antes incluindo flyers e cartazes. O visitante ainda pode ir além e operar um sistema de som ao vivo (Lego Violence SS) e outro equipamento que foi desenvolvido especialmente para a expo.
Serão 5 meses em cartaz (de 15 de março a 26 de agosto) e tem muita coisa para acontecer ainda. Bate papo, mesa redonda, presença de artistas jamaicanos, workshop e shows.
Local: SESC - R. 24 de Maio, 109 - República São Paulo - SP
Horário: Terça a sábado das 9h às 21h e domingos e feriados das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Fonte: Flavus Regis
Horário: Terça a sábado das 9h às 21h e domingos e feriados das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Fonte: Flavus Regis